:

  • Cientistas Divulgam Imagem Inédita De Um Buraco Negro Expelindo Um ‘Poderoso Jato De Matéria’


  • Uma imagem registrada por diversos telescópios, mostra um processo ocorrendo no buraco negro M87, localizado a uma distância de 55 milhões de anos-luz da Terra.

Imagens recentes revelam pela primeira vez um jato de alta velocidade emanando de um buraco negro com extrema potência. 

Essas observações inovadoras representam a primeira vez em que os cientistas conseguem registrar esse fenômeno em uma imagem, além de ser a primeira imagem já capturada da "sombra" de um buraco negro.

Os buracos negros são reconhecidos por sua habilidade de consumir matéria de forma voraz e por sua densidade extrema, que impede que qualquer objeto, inclusive a luz, escape de sua atração. 

O buraco negro M87 lançado ao espaço um poderoso jato de matéria — Imagem: reprodução

No entanto, esses corpos celestes também têm a capacidade de expelir material em forma de poderosos jatos de matéria, capazes de se estenderem além das galáxias que os abrigam.

A nova imagem ilustra exatamente esse fenômeno, mostrando a base do jato de matéria conectado diretamente ao buraco negro que o originou. 

Essa descoberta inédita tem o potencial de desvendar o mistério por trás do processo que dá origem a esses jatos, o qual ainda é amplamente desconhecido. Com essa imagem, os cientistas agora têm a esperança de finalmente entenderem melhor como esse fenômeno ocorre.

Essas imagens foram capturadas um ano após as primeiras observações do Event Horizon Telescope (EHT), que permitiram aos cientistas produzir a primeira imagem de um buraco negro.

O anel que cerca o buraco negro parece estar 50% maior do que na primeira imagem, graças à maior precisão do telescópio que permitiu aos cientistas visualizarem com mais clareza o plasma quente que envolve o buraco negro.

O Que Dizem Os Especialistas

Jae-Young Kim, pesquisador do Instituto Max Planck de Radioastronomia na Alemanha, disse: “Esta nova imagem completa a imagem mostrando a região ao redor do buraco negro e do jato ao mesmo tempo”.

Eduardo Ros, que trabalha no mesmo instituto, disse: “Planejamos observar a região ao redor do buraco negro no centro de M87 em diferentes comprimentos de onda de rádio para estudar mais a fundo a emissão do jato”.

“Tais observações simultâneas permitiriam à equipe desvendar os complicados processos que acontecem perto do buraco negro” supermassivo.


“Os próximos anos serão emocionantes, pois poderemos aprender mais sobre o que acontece perto de uma das regiões mais misteriosas do Universo.”

Os pesquisadores afirmaram que continuarão investigando como os buracos negros supermassivos emitem esses jatos poderosos - uma das características mais intrigantes das galáxias.